titulo

 


Como fazer maquete

25/06/2012 - Materiais

Aqui na Usina Maquetes vários tipos de materiais são usados plástico, madeira, MDF, compensado, acrílico e muitos outros. Mostrarei aqui os materiais mais utilizados para representar modelos de arquitetura, o importante é que qualquer coisa pode ser utilizada para fazer maquete. Use a imaginação, pense na forma e suas texturas e você verá que muitos objetos e materias se parecem.

O "Plástico"-
Poliestireno e Polietileno são vendidos em chapas de 1mm, 2mm, 3mm em diante, o poliestireno é fácil de ser manejado, pintado, moldado e colado. Com o estilete ele pode ser cortado ou riscado para representar muitas formas dá construir as paredes, riscar os azulejos, o telhado, as janelas e o plástico aceita quase todo de tipo de tinta, pode ser pintado com tinta óleo, tinta acrílica, tinta automotiva em spray (Colorgin) e muitos outros. Peças de plástico não são coladas umas nas outras, mas soldadas. O plástico, em contato com o clorofórmio ou colaB25 derrete as partes da junção e isso proporciona resistência e facilidade para moldar, a cola B25 pode ser aplicada com pincel. As chapas podem ser encontradas em casas de plásticos laminados. (Não vendemos materiais para maquete).

poliestireno1 poliestireno
As chapas podem ser encontradas em várias cores Nesta imagem usamos o plástico cortado em tiras nas grades , para as escadas cortado em retângulos, nas paredes vazadas pelas janelas e nas sacadas moldadas.

O "Acrílico"- Cristal transparente ou colorido são encontrados em diferentes formatos, chapas, tarugos, cones, tubos e até em blocos. Em maquete usamos para representar vidros, imitar água em piscinas e lagos. O acrílico não é fácil de ser cortado, na maioria das vezes ele pode ser riscado e destacado a partir do vinco ou cortado com maquina a laser.

acrilico acrilico1
Chapa de acrílico Nesta imagem usamos uma chapa de acrílico transparente cortada, depois aplicada cola branca com os dedos em cima para imitar água.

"Tintas"- Tintas acrílicas, guache, tintas automotivas em spray, algumas tintas baseadas em solvente não podem ser usadas com plástico.

tintas tintas
As tintas poder ser encontradas em várias cores Nesta imagem usamos vários tipos de tintas: Latéx, acrílica, automotiva.

"Madeiras"- MDF, OSB e Naval, chapa de compensado e Eucatex/Duratex. Madeiras são usadas para fazer a base das maquetes pois são resistentes e leves.

madeiras madeira
As chapas e ripas são usadas na base da maquete Base pintada de asfalto e grama onde é aplicada as edificações.

Maquete - Clique aqui e conheça mais.




Voltar